Formação Pedagógica R2

Respostas para as suas Perguntas

Eles são destinados aos profissionais que já concluíram um curso de nível superior com titulação em bacharelado ou tecnólogo. A Formação pedagógica foi criada pelo MEC com a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 e atualizada em 20 de dezembro de 2019, conhecida como R2, com o objetivo de incentivar a formação de professores, já que o país tinha uma carência de profissionais capacitados para a área de ensino. Ao final do curso, o profissional recebe um diploma de conclusão e pode dar aulas na área de formação.

Os cursos do ETEP têm duração de 6 a 18 meses, carga horária de até 1000 horas e são on-line, na modalidade EaD.

Ao final do curso, o profissional recebe um novo diploma que também é válido nos concursos públicos de todo o país. Então, a nova formação aumenta ainda mais as oportunidades e chances de se candidatar para as vagas e ser um servidor público. A carreira pública traz muitos benefícios para o trabalhador, com ótimos salários e estabilidade. E a área da educação sempre tem uma grande quantidade de vagas nos concursos.

Sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos.